top of page

FALTA DE SEGURANÇA NA NORUEGA BRUXA MARCA DEBATE MINISTERIAL COM MORTES E TRAGÉDIA

Foto do escritor: Rob MaxreginRob Maxregin


Na última quinta-feira (22/09), o debate eleitoral que ocorria no auditório do Ministério da Magia da Noruega teve seu fim marcado por uma enorme tragédia.


O evento, muito aguardado pelos residentes noruegueses que vem acompanhando a corrida ministerial há meses, contou com a presença da família real norueguesa e de alunos e funcionários do Instituto Durmstrang.


Logo no início da noite, os candidatos a ministro Askeladd Brandvold e Owen A. Smith se enfrentaram em um debate pelo mais alto cargo da sociedade mágica. Questões da educação, segurança pública e economia foram os principais assuntos que permearam os discursos dos bruxos.


É interessante pensar na coincidência de que, enquanto o Sr. Smith, renomado professor em Durmstrang, baseia sua candidatura na educação, Askeladd, que carrega o nome de um herói nacional, baseia-se em um governo que promove a segurança.


E quando questionado sobre o atual cenário de segurança pública, o Sr. Brandvold, Chefe do Departamento de Mistérios, foi categórico em relembrar a instabilidade deixada pelo último governo, de Ártemis Asztálos, prometendo, também, um aprimoramento na Esfera Vermelha, responsável pelo corpo de aurores.


Indagado sobre a mesma questão, o Sr. Smith, que é Chefe da Esfera Cinza, responsável pelas leis mágicas que regem nossa sociedade, lembrou a todos de que antes de assumir o departamento, sua contribuição para com a segurança era nula.

"Antes mesmo de assumir a Esfera Cinza, minha ligação com a segurança era nula, mas que agora vem sendo aos poucos contornada. A segurança da Nova Noruega que está por vir é de fato bem mais reforçada, com mais servidores de segurança para a proteção dos cidadãos.” — Owen Smith, candidato a Ministro da Magia.

Apesar da alegação de que a situação precária da segurança pública vem sendo contornada, não é o que apontam os fatos.


Desde a liderança do Sr. Smith na Esfera Cinza, os ataques das fadas continuam, e cada vez mais ousados. Recentemente, houve um caso em Durmstrang, instituição de ensino onde o Sr. Smith atua como professor e diretor de clã, onde alunos foram capturados e levados para uma arena de jogos de vida e morte — ainda há desaparecidos.


Com a pauta da Educação, o candidato Askeladd Brandvold promete um governo parceiro, que trabalhará no desenvolvimento teórico e prático dos jovens.

“Com a ajuda da Esfera Azul, pretendo introduzir um corpo técnico de excelência com um conteúdo teórico de qualidade. Nesse esforço, também vamos aprimorar o modelo pedagógico para os adolescentes que precisam usufruir de um aprendizado contextualizado à realidade em que vivem, com novas formas para financiar os materiais escolares e semelhantes aos que, de fato, necessitam. Posteriormente, também pretendo implementar a educação profissionalizante, onde os alunos poderão buscar um maior aprendizado em determinadas Esferas e, consequentemente, estagiar nelas de forma remunerada.”.

Do outro lado, Smith, experiente no ramo da educação, promete uma era regada de muita dança e encenação, acentuando que em seu governo as artes culturais serão uma prioridade.

“Os projetos de educação vem desde as novas implantações de teatro, dança e estudos culturais que abrangem melhor todo o mundo para que leve mais do respeito e da curiosidade de um ser pelo novo.”.

Procuramos alguns jovens estudantes de magia para comentar as propostas dos candidatos. Em razão da privacidade, manteremos as identidades desses jovens em anônimo. Um deles comenta:

“Espero que tragam o Arctic Monkeys para o baile de formatura.”.

Já outro jovem alega:

“Precisamos de uma educação profissionalizante, precisamos aprender a nos defender, os últimos acontecimentos provam isso.”.

O assunto Esther Ruger ainda provoca desconforto, mas ambos os candidatos concordam que, na condição de criança, a bruxa foragida deve ter sua integridade resguardada até que seja devidamente julgada pela Justiça, o que inclui por em vigor a lei de garantia ao devido processo legal, idealizada por Groen Leeu.


Quando os candidatos puderam direcionar perguntas um ao outro, Askeladd Brandvold indagou Owen Smith sobre a viabilização dos reajustes salariais prometidos em suas propostas. Smith, que não soube responder como faria os reajustes, apenas reafirmou que os faria mesmo.

“Com os ajustes pretendidos, a saúde financeira de bruxos e bruxas tendem a aumentar, assim como o aumento de lucratividade tanto do povo quanto da economia”.

Em contrapartida, Owen Smith contra-atacou seu adversário com a indagação de como este conseguiria viabilizar seus projetos mesmo sendo de uma esfera tão distante das propostas governamentais apresentadas.

“Smith, como professor e diretor no Instituto, você deveria saber que não há como limitar a qualificação dos bruxos. Se fosse o caso, eu também questionaria como você passou por diferentes esferas que abrangem diferentes assuntos. Em minha formação, não só me limitei ao Departamento de Mistério, tendo também experiência como auror. Coisa que, por sinal, condiz com a base de meu possível futuro governo: segurança.”. — Askeladd Brandvold, candidato a Ministro da Magia.

Neste ponto, a noite estava se encaminhando para o fim quando tudo aconteceu. Em um ataque extremista direto à Noruega Bruxa, explosões aconteceram simultaneamente no auditório do prédio do governo, findando a vida da ex-candidata e professora Groen Leeu, e do príncipe herdeiro da Noruega, que assistia ao debate junto de seguranças.


Contudo, fontes afirmam que a causa da morte do príncipe não fora obra das explosões e sim de um corte profundo na garganta.


Outros ficaram gravemente feridos, incluindo o candidato Askeladd Brandvold e uma aluna de Durmstrang, Shizuka Kawashima, ambos socorridos por aurores e levados para a unidade de tratamento mágico de saúde. Por sorte, o outro candidato, Owen Smith, sem nenhum ferimento notório, fora um dos únicos dois intactos da noite.


Investigações sobre o atentado já estão sendo feitas e em breve voltaremos com mais notícias.


O Grito da Mandrágora lamenta profundamente as perdas desta trágica noite, e deseja que as famílias e amigos das vítimas possam encontrar conforto nas lembranças felizes e na justiça.


Eileen Goncharov — Jornalista investigativa.

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


Site criado para entreter. Não possui vínculo com Pottermore, J. K. Rowling ou Warner.

Sem fins lucrativos.

bottom of page